Como Identificar o Monócito – uma célula que tem várias formas de se apresentar no sangue periférico e tem a capacidade de fagocitar agentes patológicos.
Hoje você vai entender qual a estrutura celular do monócito, cromatina,citoplasma, coloração e até mesmo a granulação. Sim o monócito é classificado como leucócito agranular (não possui grânulos) mas na realidade ele possui grânulos extremamente finos que são imperceptíveis na maioria dos casos.
Para identificar o monócito de forma assertiva vamos começar pela sua maturação:
MONOCITOPOIESE – maturação do monócito
A célula precursora do monócito é o monoblasto, como descreve-lo:
Os monoblastos apresentam núcleos grandes com nucléolos proeminentes, cromatina fina e pequenos recortes e citoplasma basofílico/acinzentado sem grânulos. O monoblasto na parte inferior tem citoplasma abundante, vacúolos e pequena projeção citoplasmática que podem levar à sua identificação incorreta como um monócito. No entanto, suas características nucleares (grandes núcleos arredondados com nucléolos proeminentes e cromatina fina) são características de um monoblasto. Monoblastos circulantes são observados em leucemias monoblásticas e mielomonocíticas.
A célula que dá sequência ao monoblasto é o Promonócito
Os promonócitos são células monocíticas imaturas que apresentam quantidades moderadas de citoplasma cinza-azulado e grânulos citoplasmáticos finos. Vacúolos citoplasmáticos podem estar presentes. O núcleo é lobulado ou delicadamente dobrado. A cromatina é menos condensada do que a de um monócito maduro, e nucléolos podem estar presentes. Os promonócitos são considerados equivalentes de blastos e são contados como blastos nas contagens diferenciais de sangue periférico e medula óssea.
Podemos observar nas imagens que mesmo os precursores do monócito tem a sua aparência muito singular que lembram a sua forma madura.
Como identificar o Monócito – Descrição completa
A forma mais fácil e simples de identificar uma célula é descrever todas as suas características.
O Monócito com citoplasma azul claro/acinzentado e granulação fina (granulos extremamente finos) praticamente imperceptíveis quando realizamos a contagem no microscópio.
Vacúolos também podem ser vistos no citoplasma. O núcleo desta célula é pleomórfico, ou seja, ele pode adotar várias formas como núcleo em ferradura, riniforme, cerebriforme, bastonato…
Sabendo das diversas formas que o monócito pode se apresentar a sua identificação se torna mais fácil. É claro que o tempo e a prática na leitura de lâminas hematológicas também vão ditar a sua rapidez com a identificação celular. Estando com os olhos treinados nunca mais vão confundir linfócito atípico com monócito ou monócito com bastonete.
👉💡*DICA
As células podem ter características um pouco diferentes para cada paciente portanto observar com calma o padrão do paciente faz parte de uma identificação de qualidade.
Observe a lâmina por inteiro.
🔬💚Quer saber mais?
👇👇👇Assista a aula completa – Como Identificar o Monócito:
Abraços e até a próxima
Sobre o Autor
0 Comentários