como-passar-em-processo-seletivo-sem-experiencia

O medo de muitos biomédicos é: como passar em processo seletivo sem experiência

Se parar para pensar existe um ciclo infinito nessa pergunta…

Afinal um biomédico com experiência na bancada laboratorial um dia já foi inexperiente e mesmo assim conseguiu um emprego.

Então…

Será mesmo que a experiência é imprescindível para uma primeira oportunidade?

processo seletivo biomedico

A reflexão é para você parar e pensar… Como que fulano conseguiu passou no processo seletivo se não tem experiência?

E muitos vão dizer: Com certeza foi indicação!

E eu estou aqui para dizer que nem sempre a indicação não é parâmetro para o profissional biomédico passar em um processo seletivo ou pode até passar, mas ele vai conseguir manter o emprego?

Hoje eu vou te contar que existem outros fatores que as empresas buscam em um profissional de análises clínicas.

Antes de tudo vou compartilhar com você minha primeira experiência em uma entrevista de emprego, pelo qual que me senti totalmente deslocada e cheguei até a questionar se realmente a faculdade de biomedicina tinha me preparado para um processo seletivo.

Meu primeiro processo seletivo:

Eu não sei se já contei essa história aqui, mas nas aulas ao vivo eu sei que já falei…

Você não vai acreditar como foi a minha primeira entrevista em processo seletivo

Bom, primeiro eu quero dizer que me formei em 2012 graças ao meu noivo que pagou o último ano para mim porque fiquei desempregada e depois não tinha grana para pagar o CRBM… que ele pagou também no meio do ano de 2013

Na época como uma boa recém formada em biomedicina e desempregada, eu pedi para um colega de faculdade que ainda não tinha se formado, mas trabalhava como técnico de laboratório me indicar no hospital que ele trabalhava.

Eu disse que trabalharia de qualquer coisa, primeiro porque eu precisava do dinheiro segundo que eu queria estar dentro de uma empresa da área de diagnósticos para eu poder me envolver nesse ramo.

 Meus colegas de estágio abandonaram a carreira antes mesmo de procurarem o primeiro emprego.

A primeira entrevista

Enfim, na entrevista de emprego tinha eu e mais uma moça recém formada também, o coordenador fez perguntas para nós duas na mesma sala e pediu para contar um pouco do que fizemos durante a faculdade.

Eu já fiquei nervosa aí!

Ela tinha feito iniciação científica e eu não… o estágio dela pareceu ser bem proveitoso… enquanto o meu eu mal podia chegar perto das amostras kkkk

Como se não bastasse a minha vergonha (Sim eu estava morrendo de vergonha afinal eu era uma recém formada e não sabia nem metade das coisas que a outra concorrente falou)

Pra finalizar ele perguntou do inglês!

E ela disse assim… “eu já morei fora alguns anos falo melhor inglês que português…

Imagina minha cara de tacho!

Aí ele direcionou a pergunta a mim… E eu falei…eu sei o básico já fiz curso, mas não pratiquei… pensei na hora fudeu não passei na vaga

Mas tentei não demonstrar fiz algumas perguntas de como funcionava o laboratório, porque vi muuuuuita gente entrando e lá não era tão grande…

Desolada – depois do processo seletivo

Fui pra casa!

Fui para casa chateada pesando que esse processo seletivo tinha sido uma grande experiência ruim, mas tentei manter as esperanças afinal eu morava do lado desse hospital…

Por fim, nós duas passamos e depois de 2 meses a outra moça pediu demissão e veio a tona que ela era filha de um ex-jogador de futebol da seleção brasileira, super famoso que na época ele trabalhava na diretoria da CBF…

Gente eu choquei! Eu só estou contando isso porque já passou, mas perto dela quem era eu?

O coordenador sabia quem era ela…

Deus escreve certo por linhas tortas

Com o passar do tempo esse laboratório foi uma escola para mim, eu fiquei pouco tempo na bioquímica (que era a vaga inicial) logo treinaram a mim e outras analistas para hematologia, mas eu fui a única que fiquei no setor de hematologia.

Em seguida me tornei a responsável do setor de hematologia e hemostasia fazia revisão de lâminas e tudo…

Por que eu te contei tudo isso?

No meu ponto de vista depois de quase 10 anos na bancada e ainda tive oportunidade ser Responsável Técnica e fiz entrevistas para processo seletivo com outras candidatas.

E eu posso te garantir todo recém formado tem o mesmo grau de conhecimento, ou seja, quase nada kkkk

Então…

 o que você deve mostrar em um processo seletivo

 O que você deve mostrar em um processo seletivo

  • Boa Comunicação  quando tiver perguntas técnicas responda, se preciso ensaie na frente do espelho sua apresentação
  • Confiança mesmo que tenha dúvida fale com confiança (se você não acreditar no que está falando ninguém vai)
  • aja como um BIOMÉDICO MESMO atitude conta! Não esqueça, você já é formado, você tomará decisões diárias, você vai conversar com médicos, você é o dominante do laboratório. Aja como tal!
  • Conheça a empresa procure saber mais sobre a empresa, como são as unidades que ela atende, ou como é o público do hospital, tem plano de carreira de verdade, o que os ex-funcionários falam sobre ela
  •  Seja flexível seja amigável e nunca o dono da verdade. Por vezes em algumas entrevistas pode acontecer resolução de casos clínicos em grupo, nada mais é para avaliar como você trabalha em equipe.
  • Você é observado o tempo inteiro, essa dica é para quem está à procura de emprego e também para quem já está trabalhando, mas se sente estagnado. Você é observado, cuidado com suas ações.

Eu sei que hoje para muitos profissionais de biomedicina ou recém formados tudo isso pode parecer besteira, mas eu te garanto, observe e verá!

Conhecimento técnico, diploma, especialização… qualquer pessoa pode estudar, ou pagar para ter, mas a sua essência a sua proatividade, a sua empatia, a forma como você se impõe perante a dificuldades diárias é o que vai dizer se você é apto ou não para aquela empresa.

Os processos seletivos não são nenhum problema quando se está preparado, por esse motivo vou deixar um PDF com perguntas técnicas de processo seletivo para profissionais com pouca ou nenhuma experiência.

Clique aqui e baixe gratuitamente.

Assista também o vídeo completo onde falo sobre tudo isso.

Abraços! Até mais!

Tags: | | | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.