
Hematologia para Iniciantes em Análises Clínicas é um assunto pouco abordado uma vez que a grande maioria dos criadores de conteúdos já começar a falar com nomes difíceis e teorias que você pode abrir um livro e ler.
Você sabe o que é preciso para ser um profissional mais seguro na bancada?
Você sabe por que ainda tem dificuldade de entender hematologia e ler a lâminas?
Você sabe por que não conseguiu trabalhar no setor de hematologia?
Se a sua resposta foi não, eu vou te dizer que hoje eu vou te ajudar de uma forma simplificada.
Vou te contar uma coisa
Quando eu estava na faculdade ou no estágio eu nunca me identifiquei com aqueles professores ou até mesmo os profissionais mais antigos muito cheios de arrogância e que na verdade não explicam o que eu queria saber.
Fazem rodeios cheios de nomes científicos e não explicam nadinha. Mas eu sabia que no fundo eles eram assim pois não sabiam direito o que estavam fazendo (faziam tudo no automático) e pior ainda ficavam nervosos quando tinha alguém olhando ou questionando muito. Isso porque eram professores ou profissionais papagaio que só repetem o que ouviram um dia mas nunca entenderam o porque faziam aquilo.
Eu sou a favor do básico bem feito sempre gera resultados extraordinários, por isso entender o básico para desempenhar o seu papel de profissional sempre vai te fazer destacar na frente de todos.
Pois enquanto muitos estão pensando em mostrar ser o que não são as pessoas que sabem de verdade se destacam, sobem de cargo e escolhem onde vão trabalhar sem nunca ter medo de ficar desempregado.
Hoje eu vou falar sobre hematologia básica para iniciantes em análises clínicas para que todos possam ter a oportunidade de entender o básicão da análise clínica.
O que a hematologia estuda?
A hematologia clínica dedica-se ao diagnóstico e tratamento das doenças do sangue e dos órgãos que intervêm na sua formação.
As doenças da área da Hematologia podem envolver: As células do sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas)
Qual exame de triagem mais importante na hematologia?
Essa não é tão difícil, é o hemograma completo.
O hemograma completo é um conjunto de dados onde se é analisado as 3 séries do sangue:
Leucócitos ou Série Branca
Eritrócitos ou Série Vermelha
Plaquetas ou Série Plaquetária
Através dele é possível chegar a conclusões diagnósticas e prognósticas.
Como é realizado o hemograma completo?
Utilizado o tubo EDTA. O hemograma completo hoje é realizado de forma automatizada, ou seja, um equipamento hematológico é que realiza a análise do sangue, identificando de forma inicial se existe alguma patologia naquela amostra sanguínea.
Caso exista algum alerta de patologia que deva ter mais atenção do analista, o equipamento sinaliza através de um FLAG.
O que são os Flags hematológicos?
O Flag é o vocabulário utilizado para quando existe uma mensagem de alerta em alguma amostra sanguínea.
Exemplo:
O equipamento pode sinalizar presença de células jovens.
E cabe ao analista confeccionar uma lâmina para realizar a leitura e confirmar o que foi sinalizado pelo equipamento.
Como interpretar o hemograma em análises clínicas?

Já sabemos que o flag é um direcionador para a interpretação. Mas o equipamento hematológico pode nos dar mais de um direcionamento facilitando a interpretação do hemograma e a leitura de lâminas.
Temos como direcionadores antes de realizar a leitura de lâminas os gráficos do hemograma das séries do sangue, os indices hematimétricos e seus valores de referência e só depois partimos para a leitura lâminas própriamente dita.
Conclusão
A hematologia não é um bicho de sete cabeças, mas sim um quebra cabeças que quando temos as peças organizadas conseguimos ver nitidamente a imagem em nossa mente e definir o nosso laudo.
Saber sobre hematologia para iniciantes em análises clínicas é estar a frente dos colegas de profissão que focam sempre em leitura de lâminas, sendo que este é o último passo a ser aprendido.
Não esqueça… o básico bem feito é o que te torna extraordinário.
Quer saber mais sobre Hematologia para Iniciantes em Análises Clínicas?
Assista a aula completa:
Abraços e até mais
Sobre o Autor
2 Comentários
[…] confecção do esfregaço requer paciência e prática portanto os iniciantes em hematologia terão dificuldade de realiza-lo e isso é super normal. A gota de sangue é colocada em uma das […]
[…] agarrar, pedi para aprender a liberação de laudos e me aceitaram. Depois disso entrei no setor de hematologia e não sai nunca […]