O hemograma completo em pacientes com leucemia é um grande indicador e orientador para um diagnóstico.
Por ser um exame de triagem e considerado de simples realização, em alguns momentos não lhe é dado o devido valor, mas se trata de um exame muito importante que pode auxiliar principalmente no início da doença.
A leucemia é um tipo de câncer que ocorre no sangue, tendo seu início na medula óssea.
O que ocorre é que através de uma mutação em uma célula originária a medula começa a produzir de maneira desordenada muitas células doentes.
Essas células doentes (sem utilidade para o organismo) são disparadas na corrente sanguínea onde se é visto através do hemograma.
Para se entender o hemograma completo de leucemia é preciso saber que podemos classificar as leucemias como:
- Leucemia Aguda
- Leucemia Crônica
Leucemia Aguda
Neste tipo de leucemia os sinais são mais evidentes da desordem celular, podemos dizer que encontramos neste hemograma:
- leucocitose
- leucopenia
- anemia
- plaquetopenia
Os sintomas dos pacientes com leucemia aguda também são mais claros e intensos, como fadiga, fraqueza, palidez, febre e em alguns casos sangramento.
Leucemia Crônica
A leucemia cronica como o próprio nome já diz, se trata de uma patologia de longa data. Sendo assim com sinais menos evidentes no hemograma que se tornar maiores com o passar do tempo e através de um acompanhamento e associação dos sintomas é possível diagnosticá-la ou evidenciar os indícios.
Neste tipo de leucemia o hemograma pode ter:
- leucocitose
- silenciosa
Os sintomas podem não ser tão evidentes e merecem mais atenção tanto do paciente quanto do médico.
Linhagem Leucêmica no Hemograma
Linhagem leucêmica é quando podemos diagnosticar com 100% de certeza qual é o tipo de leucemia que está acometendo o paciente em questão.
Como dito anteriormente o Hemograma Completo é um exame muito importante de triagem mas não tem a especificidade correta para definir a linhagem celular de uma leucemia.
Sendo assim não é possível afirmar linhagem através deste exame, a linhagem é pesquisada posteriormente com exames específicos após um possível direcionamento do hemograma completo de leucemia.
Identificando Linhagem Leucêmica
Para identificar a linhagem leucêmica é preciso mais que um hemograma completo.
É necessário realizar exames específicos:
- Mielograma
- Imunofenotipagem
- Citometria de fluxo
Após os exames específicos é possível ter 100% de clareza quanto ao diagnóstico do paciente e realizar o tratamento adequado.
Quer saber mais sobre o Hemograma Completo de Leucemia – Assista a aula completa
Abraços e até a próxima
Sobre o Autor
5 Comentários
[…] aplicações na interpretação de exames incluindo o hemograma completo, triagem de sintomas e educação na área da saúde podem melhorar a precisão dos diagnósticos, […]
[…] Antes de tudo é preciso analisar os resultados do hemograma, unindo gráficos que o equipamento mostra e os resultados numéricos. Dessa forma você poderá entender se é um hemograma de leucemia. […]
[…] muitos tipos de câncer, a apoptose é suprimida, permitindo a sobrevivência e proliferação descontrolada de células […]
[…] identificação da Leucemia Promielocítica no Hemograma completo é crucial, pois as complicações hemorrágicas podem ser […]
[…] linfoblastos (LLA) ou mieloblastos […]